Sistema RANK/RANKL e Movimento Ortodôntico


A osteoclastogênese pode ser regulada via ativação do sistema RANK/RANKL (receptor ativador do fator nuclear kapa B/ ligante do receptor do fator nuclear kapa B), que é mediado pelos osteoblastos.
As citoquinas,tais como a interleucina-6 (IL-6), interleucina-1 beta (IL-1ß), fatores de necrose tumoral (TNFs) e interleucina- 11 (IL-11), as quais são conhecidas por apresentar atividade osteoclástica, e a caracterização de moléculas mais novas, como o fator de ativação do receptor de ativação nuclear kappa B (RANK) e seu ligante (RANKL), a osteoprotegrina (OPG) e a proteína inflamatória dos macrófagos (MIP-1α) têm sido úteis para a base do desenvolvimento de novas terapias.
Aumento em citocinas pró-inflamatórias(IL1,6,8 e TNFa)correlaciona-se aos locais de compressão do ligamento periodontal.Indução osteoclástica, representada por pré-osteoblastos mononucleares, primeiro ocorre nos espaços vasculares e medulares da crista alveolar, seguido por aumento no espaço do ligamento periodontal-sugerindo que as citocinas são importantes iniciadores da osteoclastogênese em movimento dental.
RANK é um peptídeo de 616 aminoácidos na superfície das células precursoras de osteoclastos. RANKL é um peptídeo de 317 aminoácidos. É produzido por células da linhagem osteoblástica e células T ativadas. Quando RANKL é expressado por células da linhagem osteoblástica é uma célula redonda e quando expressado por linfócitos T é solúvel. RANKL mRNA é expressado mais em osso e medula óssea tão bem quanto tecidos linfóides.
Os efeitos biológicos de RANKL são produzidos quando ele se liga a RANK. O papel de RANKL, junto com outra proteína, M-CSF(a qaul se liga a seu receptor c-fms) é promover: formação de osteoclasto,fusão, diferenciação,ativação, sobrevivência, assim melhorando a reabsorção óssea. Portanto, é uma molécula de importância reconheciada na reabsorção óosea, o que é bastante peculiar o seu conhecimento para entender os processos relacionados ao movimento ortodôntico, assim como ao da reabsorção radicular.

***Referência Bibliográfica:

Tyrovola J B, Spyropoulos M N, Makou M and Perrea D. Root resorption and the OPG-RANK-RANKL system: a mini review. Journal of oral Science, Vol 50, no. 04, 367-376, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cbfa1: mólecula de transcrição em biologia de osteoblastos

links

RANKL/RANK/OPG E REMODELAÇÃO ÓSSEA